Os Top 10 Guitarristas Base da história do rock

George Clooney em 'Ave, César': Em um filme repleto de referências, mitos do cinema são retratados como crianças talentosas e mimadas
Ave, Joel e Ethan: O cinema divino dos irmãos Coen
Peter Hook: Baixista influenciou uma geração de músicos, do pop eletrônico ao rock, com seu estilo preciso e melódico/Al de Perez
O baixista Peter Hook é o som (e o espírito) do New Order
James Hetfield, do Metallica: Suas bases de guitarra são mais complexas que muitos solos

James Hetfield, do Metallica: Suas bases de guitarra são mais complexas que muitos solos

Em 2014, o AC/DC informou que o guitarrista Malcolm Young estava se afastando da banda por motivos de saúde. Malcolm, como todo mundo sabe, é irmão do grande guitarrista e símbolo da banda, o endiabrado e lendário Angus Young. Com sua roupinha de estudante, seu carisma e seu talento como guitarrista, Angus ofusca totalmente o resto da banda. Ao lado dos vocalistas – Bon Scott no início e, após sua morte, Brian Johnson -, Angus é o dono do palco.

Claro que isso era só a impressão que a gente tinha: Malcolm sempre teve uma importância enorme na banda, mas, graças provavelmente a sua personalidade, nunca se incomodou de ser apenas o guitarrista-base.

E isso nos chama a atenção para o perfil do músico conhecido como ‘guitarrista base’. É difícil imaginar por que um guitarrista se ‘contenta’ em ser apenas um guitarrista base, já que o solo é, teoricamente, o momento supremo de expressão artística de um músico. Nunca saberemos as razões que levaram cada um dos grandes guitarristas base da história a escolher esse caminho.

Há casos de guitarristas que são apenas base por alguma limitação técnica, o que não é o caso de ninguém que está nessa lista. Esses gênios da guitarra certamente optaram pela base por questão estética e artística ou por acumularem a função de vocalista da banda.

Não importa: em homenagem a esses músicos que geralmente não são muito reconhecidos, aqui está uma lista definitiva dos dez maiores guitarristas base da história do rock. Alguns deles também fazem solos, mas o critério usado aqui é que a marca desses músicos como ‘guitarristas base’ é a mais relevante dentro de suas respectivas bandas. Também não inclui músicos de outros estilos, porque daí seria obrigado a incluir nomes como o genial Nile Rodgers, do Chic, por exemplo.

Aqui estão os Top 10 Guitarristas Base da história do rock:

1. James Hetfield (Metallica)
2. Malcolm Young (AC/DC)
3. The Edge (U2)
4. Keith Richards (Rolling Stones)
5. Johnny Marr (The Smiths)
6. Dave Mustaine (Megadeth)
7. John Lennon (Beatles)
8. Pete Townshend (The Who)
9. Brad Whitford (Aerosmith)
10. Scott Ian (Anthrax)

19 Comentários

  1. Leonardo Colonna disse:

    The Edge base? Keith Richards base? Johnny Marr base? Pete Townshend base? só se for em uma realidade alternativa. Ouça melhor os discos das bandas deles e leia os créditos com atenção. Melhor ainda: veja DVDs de shows deles. Helloooo

    • fmachado disse:

      Leonardo,

      você conhece algum solo do The Edge? Ou do Johnny Marr? Guitarrista base, na verdade, em inglês, é Rhythm Guitar, ou seja, “Guitarra Ritmo’.

      Os caras que eu escolhi são guitarristas que primam pelo ritmo, não pelos solos. James Hetfield, o primeiro da lista, faz alguns solos, por exemplo. Mas a sua essência é como guitarrista base. Johnny Marr também não é um guitarrista ‘solo’, mesmo sendo o único guitarrista do Smiths. Ele criou um estilo de ritmo que envolve acordes, dedilhados e uma série de técnicas que ajudam a compor o ritmo da música. Por isso está aí.

      Grande abraço e obrigado pelo comentário, F.

  2. Rafa Plissken disse:

    1° Rolf Kasparek (Running Wild)
    2 ° Uwe Lulis (Grave Digger)
    3° Wolf Hoffmann (Accept)
    4° Yngwie J. Malmsteen
    5° Andy Sneap (Sabbat)
    6° Kai Hansen (Helloween)
    7° Akira Takasaki (Loudness)
    8° Glenn Tipton (Judas Priest)
    9° Bobby Gustafson (Overkill)
    10° Andy LaRocque (King Diamond)

  3. Rodrigo Simon disse:

    Boa lista! Apesar de não ser conhecido do grande público mainstreen, colocaria nas primeiras colocações também o Jon Schaffer, do Iced Earth. Ouvi-lo tocar, assim como ao James Hetfield, é ter outra dimensão da importância rítmica no metal. É também ter a certeza de que guitarra bem tocada não significa apenas a quantidade de notas que você sobe e desce…
    Abraço!

  4. Matheus disse:

    E o chimbinha????

  5. Maycon Morais disse:

    Trocaria o nº 10. Scott Ian, por Izzy Stradlin (Guns n’ Roses)

    • fmachado disse:

      Oi Maycon,

      você não tem ideia de quantas vezes eu coloquei e tirei o nome do Izzy… mas com certeza ele está entre os grandes, até por seu talento para compor. Abs e valeu, F.

  6. Marcelo Kabs disse:

    Grande Felipe! Certinho?

    Faltou o Rudolf Schenker dos Scorpions, que considero parelho total ao MalcoM Young.
    Para mim, a característica musical;/principal destas duas bandas são as guitarras bases e os riffs que estres dois feras produzem.
    Pena que listas Top 10 não permitem colocar 11. hehe
    Abração!

  7. Dimitri disse:

    Se entrou o Townshend, acho absurdo não ter entrado o Page.

    • fmachado disse:

      Dimitri, mas foi justamente o que eu pensei!

      O Page é um guitarrista solo clássico, que faz solos de horas durante os shows, etc. O Townshend sempre foi um cara dos ‘powerchords’, da potência do som. Nunca foi um guitarrista solo, no sentido mais tradicional da palavra, como os outros colegas da mesma geração (como Page, mas também Jeff Beck, Clapton, etc).

      Valeu pelo comentário! abraço, F.

  8. Ricardo disse:

    The Edge do U2 Guitarrista base? Ele faz base pra quem?
    Keith Richards no Rolling Stones pode ate não ser o principal solista, mas ele não é unicamente um guitarrista base, o cara é um ícone entre os guitarristas.
    John Lennon era um músico completo não se pode clasifica-lo apenas com guitarrista base. Pete Townshend do The Who se enquadra no mesma classificação do The Edge.
    Mas é sua opinião e eu a respeito.

  9. Luís Marcelo Marcondes disse:

    Concordo com quase toda a lista, exceto com Dave Mustaine. Arrisco a dizer que ele sola mais que qualquer outro guitarrista que o acompanhe. Eu gosto muito do Stone Gossard, do Pearl Jam. Vai meio na linha do Izzy, do Guns, excelente compositor e segura a base pro outro. Por tua lógica (The Edge, Pete Townshend e Johnny Marr), poderia ter citado Kurt Cobain. Particularmente não sou grande fã de Nirvana, mas reconheço a importância que ele teve para o rock. E seu estilo de tocar guitarra também marcou por sua precisão e dispensa do supérfluo (como se fosse fácil quantificar isso, hehehe)

    Abraço

  10. Eliana disse:

    muito bom!

  11. Kowalski disse:

    Como um colega lembrou aqui, faltou o Chimbinha! 😀

  12. jose disse:

    sabe nada! cde o Robertinho do Recife nisso ai…………………….vou te falar uma coisa………………eita será quando esse povo vai crescer…..

  13. Marcelo Zanotto disse:

    Ao fazer um top 10 você já sabe que todo mundo vai criticar com certeza. Nessa lista sem dúvida todos são ícones consagrados do Rock! Mas escolheu uns caras limitados e deixou grandes feras de fora! Não concordo com nenhum da lista.

  14. jeferson gunner silva disse:

    cade izzy stradlin ??? ele ser o mais top dos guitarras base

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *