O que é mais importante em uma viagem, a companhia ou o destino?

Metallica: Disco de estúdio após oito anos mostra que a banda continua relevante no cenário musical
Metallica sobrevive à autodestruição em ‘Hardwired… to Self-Destruct’
Tem gente que olha essa foto e fica com vontade de cozinhar. Eu olho e penso: 'para que tantas panelas?'
Lugar de homem é na cozinha… quer dizer, alguns homens

O que é mais importante em uma viagem, a companhia ou o destino?

Curtir uma viagem é uma das coisas mais legais que um casal pode fazer

Curtir uma viagem é uma das coisas mais legais que um casal pode fazer

Mesmo para quem adora o que faz, como é o meu caso, tirar férias é uma das melhores coisas da vida. Viajar para um destino incrível, então, não tem preço.

Quer dizer, tem sim… e é bem caro, segundo as agências de viagem que consultei. Acabei viajando para um lugar maravilhoso, sim, mas hoje aprendi que o mais importante nunca é o lugar ‘para onde’ você viaja. O importante é ‘com quem’ você viaja.

Não vamos radicalizar, claro. Passar uns dias no Ritz-Carlton de Paris é sempre mais agradável do que se espremer no quarto dos fundos da casa da sua tia em Piraporinha do Norte, mesmo se sua companheira de viagem for a Juliana Paes. Mas não é disso que estou falando. Quero dizer que, no fundo, o lugar onde você está é apenas… o lugar onde você está. Se você fechar os olhos e beijar sua mulher, todos os lugares do mundo serão iguais.

Quem você é e com quem você está são os fatores que determinarão se sua viagem será boa ou ruim. Discutir com a mulher em Paris ou em Piraporinha será sempre um programa idiota.

Às vezes não é preciso nem viajar para curtir as férias. Há coisas maravilhosas que dá para fazer por aqui mesmo: ir ao cinema ou passar uma tarde em casa com a família pode ser uma delícia até num dia chuvoso em São Paulo. Quer fazer outra viagem que não custa nada? Fique um dia sem relógio.

Outra coisa que adoro fazer nas férias é me desligar do mundo. Não sou irresponsável, claro, até porque quem viaja sem os filhos não consegue passar um dia sem checar as mensagens do celular. E eu, como todo jornalista, gosto de saber que meu quarto de hotel tem CNN, mesmo que eu nem ligue a TV. Mas não acho que para viajar basta entrar num avião e desembarcar em outro país. Não adianta deslocar o seu corpo centenas de quilômetros de distância se sua cabeça não for junto.

Por isso não há nada melhor do que viajar com uma boa companhia, alguém com quem você tenha intimidade suficiente para criar um universo paralelo ao do cotidiano. Viajar é uma forma de escrever uma história. E o final feliz só depende de você.

52 Comentários

  1. vititante disse:

    Depois das broncas nos comentários, levou bronca da patroa e resolveu compensar as “borracharias”???

  2. Andrômeda disse:

    Felipe,
    Concordo com você em relação à companhia, também estou saindo de férias e confesso que não gosto do que eu faço, no momento, mas sei que poderei melhorar e isso que me deixa mais feliz.
    Então, por essa razão de não gostar do lugar e não concordar com algumas coisas, as minhas férias se torna ainda melhor, mesmo que eu só vá até a praia grande e volte em uma semana, pois curtir a minha filha é a coisa que mais me enche de alegria.

  3. funay disse:

    Alguns exemplos de viagens:

    10 aos 15 – viagem no vídeo game
    15 aos 20 – viagem nas drogas
    20 aos 25 – viagem com a galera
    25 aos 30 – viagem com a namorada
    30 aos 35 – viagem com a esposa
    35 aos 40 – viagem com os filhos
    40 aos 45 – viagem com a segunda esposa
    45 aos 50 – viagem com a namorada de 20 anos
    50 aos 55 – viagem com galera de Harley
    55 aos 60 – viagem pro hospital
    60 aos 65 – viagem nas drogas , agora as de pressão, coração, diabetes , etc…
    65 aos 70 – vou ficar em casa mesmo

  4. blogueirosete disse:

    :: resposta sobre as criticas do post anterior ::

    desculpas? para que isso… esse é seu espaço na internet, onde você publica suas opiniões e pensamentos dos assuntos que você deseja, concordo com as pessoas que disseram que você é inteligente e capaz de escrever coisas muito mais interessantes e blá-blá-blá, porem acredito que ninguém deve censurar ou sei lá impor o que você deve ou não publicar, afinal quem assina os posts aqui nesse blog é você FELIPE MACHADO.
    amigos e leitores, apreciem os textos e opiniões, comentem e voltem aqui sempre… e mais importante não esqueça que aqui é assim: palavra de homem por felipe.
    apreciem com (ou sem) moderação, se hoje não foi publicado um texto sobre algum assunto que te interessa, volte amanha, tenho certeza que se você gosta dos textos do felipe (levando em consideração tantos elogios) você vai voltar e fica aqui um ‘toque’: nada de imposição ou censura, ok?
    ps. sei que é uma coisa talvez boba e bem pequena, mas é assim que o pensamento de censura começa, por coisas pequenas e pensamentos limitados.
    assunto similar: Projeto de Lei n° 29/07
    – blogueirosete

  5. Tonha disse:

    Felipe,

    Concordo plenamente com vc, quando se tira ferias, não existe nada melhor do qque vc estar do lado da pessoa q é importante em sua vida, seja esposa, marido, mãe, pai, filhos, qalquer pessoa. Concordo mais ainda, se vc viajar e seus filhos ficarem, com certeza vc não esta tirando ferias 100%, sua cabeça ainda fica onde els estão (será que estão be,?, sera que estão com saudades? por não os troxe??, entre outras coisas que virão em sua cabeça…….E como vc disse no post de suas ferias: existe coisa mais gostosa do que vc ter realmente tempo pros ses filhos??? ou quem vc ama…….Nada mais compensador

    bjosss

    adorei esse post

  6. MAJOR disse:

    MAN…
    …viajar com a JULIANA PAES pra um quartinho dos fundos em Piraporinha do Norte na casa da sua tia deve ser muito ruim mesmo, ne?
    Voce esta passando um pano por causa da sessao Borracharia, ne?

    Abras,

    MAJOR.

  7. Tonha disse:

    blogueirosete,

    A questão não foi censurar, muito menos impor. Mas como foi dito no post, o Felipe é muito inteligente, e sabe como colocar um post que todos vamos comentar ( comentarios que faça a difernça), as vezes, como quase sempre acontece, virar o assunto pra outro lado. Mas acho que as “borracharias” tb tem limites, com certeza que é membro é o Felipe, nos somos visitantes, mas qual seria a graça do membro sem seus visitantes, qual repercursão isso traria…. E acho que cada um tb tem o direito de opinar sobre o que achou sobre o post, como aconteceu nos posts anteriores. E com certeza q não é por isso que iremos deixar de frequentar este post…

    bjosss

  8. MAJOR disse:

    Eu tambem faco a mesma pergunta…
    …qual seria a graca do membro sem seus visitantes?

    Abras,

    MAJOR.

  9. Anônimo disse:

    Amigas e amigos,

    só para encerrar a polêmica, não considerei censura os comentários contra as Borracharias da semana passada. Acho que foram críticas, isso sim, e tenho o discernimento e a cabeça aberta para recebê-las e concordar ou não. Nesse caso, eu concordei… a seção vai continuar, mas admito que abusei na semana passada, só isso. Sou o autor do blog, mas vamos dizer que isso aqui é uma ‘ditadura democrática’ (o Chávez ia adorar esse termo): só escrevo, na verdade, porque vocês lêem. Obrigado por estarem aqui, sou muito grato pela audiência e pelos comentários inteligentes de sempre. Bjs e valeu, F.

  10. Anônimo disse:

    Outra coisa:

    escrevi alguns posts atrás um texto curtinho (mas interessante) sobre dois vídeos que estão fazendo sucesso no YouTube. Pena, acho que passou batido… bjs, F.

  11. Iana Mota disse:

    Poxa, leio você sempre, mas hoje você escreveu especialmente bem.
    Obrigado pelo texto “gostoso” de ler pela manhã.

  12. Alessandra Elias disse:

    Funay, gotei muito do seus exemplos de viagem!!!!

    Fê, eu li o texto mas, não pude acessar o vídeo porque youtube aqui meu trabalho é bloqueado. Vou ver se acesso de casa hoje. Como fico em frente ao pc quase nove horas por dia, em casa nem chego perto.

    Vc tem toda razão! Relaxar em boa cia é SEMPRE bom. Viajar sem pegar os homéricos congestionamentos, ter espaço na areia pra ficar sem fazer nada, ou olhar pra uma bela paisagem verde (parque do Ibirapuera, por exemplo!), ou mesmo olhar de maneira mais aconchegante pro seu apartamento… É divino!!!
    Preciso descansar!!!!!!
    Bjs

  13. Tonha disse:

    Pessoal,

    por falar em ferias, qual a dica de um lugar bacana…estou precisando de opniões…rsssss…..um lugar que de pra ir com o filhote

    bjossss

  14. Nathyzinha disse:

    Realmente viajar com a pessoas que amamos é td de mais gostoso! Seja filho, marido, namorado, mãe, pai, irmão…viajar com alguém especial é maravilhoso!

    Tonha, que tipo de passeio vc está procurando? E onde vc mora??

    Bjs

  15. Ana (in)comunicável disse:

    Felipe,

    Não preciso nem falar né…adoro seu blog e sou frequentadora assídua aqui!

    Adorei o post! eu estou sempre viajando! e é sempre muito bom! não importa o lugar!
    procuro sempre ir com pessoas divertidas que a cia. já vale a pena!

    esse fds msm… fui para São Paulo (sou de Campinas), não considero uma viagem… mas mesmo assim, só de sair de onde eu moro e encontrar meus amigos, já me desligo da minha vida de sempre… Passei apenas dois dias, mas com cara de uma semana!

    Seu post do Top 10 de uma viagem mto bom tbm! Tirar o relógio é essencial! =)

    Eu vi os dois vídeos do Youtube! mto bem feitos! comecei a ver os outros relacionados também! Uma crítica mto bem elaborada!

    Uma última coisinha:
    entrei na campanha “quero participar do comercial do Limão”
    agora vamos ver… =))

    Bjs,

    Ana

  16. GUILHERME CIMINO disse:

    Falou… falou…
    e não disse nada.

  17. Tonha disse:

    Nathyzinha,

    Não sei ainda to saindo de ferias em Junho, e to precisando descansar sabe, sou de bh….manda um palpite baum ai…

    bjosss
    vlw

  18. MAJOR disse:

    PERUIBE ou BELFORD ROXO e uma pedida!!!
    CUBATAO e bem legal tambem, mas PARIS deve ser mais mortal.

    Abras,

    MAJOR.

  19. Tonha disse:

    Major,

    Com certeza Paris deve ser mortal, ai se eu pudesse., sem meu dinheiro desse…rssss
    com certeza.
    A porposito Paris é mais pra casal ne……..com meu filhote não rola

    bjosss

  20. Nathyzinha disse:

    Tonha, sou de Fortaleza e se vc estiver procurando praias legais, inclusive com muita diversão pro seu filhote, em todo o Nordeste tem praias belíssimas!

    Em Natal, por exemplo, tem um passeio legal de camelos! rsrsrsrs…fiquei meio enjoada, mas foi uma experiência interessante. Já aqui no meu Ceará tem muita praia bonita. Uma dica boa é Jericoacoara e Canoa Quebrada. Lugares lindíssimos!!! E pro seu filhote tem o B P(acho q n posso escrever o nome…rsrsrsrs) aqui em Fortal mesmo. É um parque aquático enorme que vale muito à pena!!! Diversão certa tanto pra vc qt pra seu filho!
    Tem tb outras coisas pelo Nordeste q n lembro agora, mas se fizer uma pesquisa pela net vai achar mta coisa legal!!!!

    Bjs

  21. Tonha disse:

    Nathyzinha,

    Valeu pela dica, estava pensando mesmo ir pra Fortaleza, pois dizem q as praias sao lindissimas e não conheço ainda…vou dar uma olhada……vlw

    bjinssss

  22. MAJOR disse:

    Fortaleza???
    Ainda fico com Peruibe, Monguagua ou Itanhaem.

    Abras,

    MAJOR.

  23. KIKA disse:

    Tonha,
    A dica da Natyzinha procede, estive no Ceará no carnaval e foi demais, praia de canoa quebrada é FANTÁSTICA, pra lá de mística, Lagoinha, Cumbuco com passeio de bugy nas dunas, com ou sem emoção, rs, vale muito a pena mesmo, aconselho comprar um destes pacotes com avião, hotel incluídos por uma boa cia. de viagem.

    beijoss

  24. Márcio Panon disse:

    Antes de viajar não esqueça de checar os pneus numa bela e frondosa borracharia…

  25. Márcio Panon disse:

    Ah, se estiver muito calor, nada melhor do que uma melancia para hidratar…

  26. GUILHERME CIMINO disse:

    Tonha,
    vem pra Sampa!
    A molecada vai adorar!
    E à noite, tem umas baladas muito maneiras!

    Bom, brincadeiras à parte do Major,
    mas o Litoral Norte de São Paulo é um dos lugares mais agradáveis para curtir férias com a família.
    Ilhabela é demais! E o sul de São Sebastião tem umas 10 praias espetaculares e com ótima infra.

  27. Janinha disse:

    Oi Fe…
    estive viajando…agora voltei!!!
    Senti falta dos seus textos, mas de cara já me emocionei com este, rsrsrsrs.
    Vou ler o da seção borracharia, já que foi tão polêmico, fiquei curiosa.

    Beijos

  28. Tonha disse:

    Guilherme,

    Quando vou a Sampa somente a trabalho, nunca fui pra balada, mas a noite de Sampa é famosa aki em BH

    Vlw pelo toque

    bjosssss

  29. Tonha disse:

    Kika,

    Relamente to olhando uns pacotes nas agencias, pq ir de bus ou carro não compensa, muita perda de tempo……

    bjossss

  30. Digo disse:

    Bom dia a todos,
    Bom dia Naty, Gika, ando meio sem tempo depois dou uma passada e falo mais.

    Tonha, que bom que gostou do trecho da poesia de Fernando Pessoal que coloquei no Post da Heid Clum, realmente cai como uma luva.

    Abraços a todos!!! Abraços aí Felipe, e percebi que as meninas não gostaram das borracharias que vc pôs.

  31. Gika disse:

    Oi Digo…. Oi Nathy….. qto tempo?!!! rsrs
    Nathy….. amo sua cidade viu!!
    Nossa…. mais essa Borracharia deu historia hein?? rsrs
    Bjs a todos!!!

  32. Tonha disse:

    Digo,

    Adorei mesmo, de vez em quando coloca uns trchos de alguns poemas nos postes, pois é muito bom

    bjinsssss

  33. UBIRAJARA VIEIRA XAVIER disse:

    Lá vem, lá vai. O trem do destino.
    São paisagens perdidas, seguidas de um novo olhar.
    A lua acompanha de perto, não anda, não corre.
    Espera a locomotiva passar.Por mais que pense, por mais que olhe,
    O trem vai andando…e a lua singela, tranqüila,
    permanece no mesmo lugar!
    Deve você prezado colega
    Não dar ouvidos à locomotiva
    Trem é de ferro
    não existe borracharia!!!
    Continua sim os textos são bons
    Sejam viagens, sejam figuras, sejam doçuras,
    Seja ousadia
    Tudo vai para a parede
    De uma maneira ou outra.
    Tudo se transforma em fotografia.
    E dá saudades…

  34. Eli disse:

    Felipe,
    Gostei do seu “criar um universo paralelo ao do cotidiano”…
    De fato, viajar é de certa forma uma aventura,mesmo que se viaje para tratar de negócios.
    E se você tem uma companhia ideal – não aquele(a) chato(a) – ainda fica mais rico de surpresas boas.
    Pra mim, o importante é o lugar onde você chega ser acolhedor. É a gente se sentir em casa,porque não tem nada mais desagradável do que (em viagem) se sentir um peixe fora d’água, não é?

  35. Eli disse:

    Alguém falou em Fortaleza,é verdade que o litoral cearense é agradável e relativamente tranquilo. Mas se forem surfar,cuidado,porque tem lugares perigosos onde faltam avisos pra se ter cuidado, e não sei se você encontra tubarão pela frente,mas ondas e correntes fortíssimas com certeza.Passeios de buggy nas dunas ou cavalo na praia,redobre a atenção!
    O mar e a montanha são dois “elementos” para quem é profissional,aventureiros e amadores se afastem!!!

  36. Nathyzinha disse:

    Eli, tem tubarão sim, mas em Recife!

    Poxa Major…eu vivo te apoiando nos blogs e tu critica minha cidade? Num brinco mais…rsrsrsrsrs…com certeza vc n conhece né?

  37. MAJOR disse:

    PHILIP AXE,

    to vendo que a Mulher-Melancia ta mais conhecida que o OZZY OSBOURNE…
    …o show ja esta na agulha e nada de post ainda.

    Abras,

    MAJOR.

  38. Valéria disse:

    Desculpa por não ter um grande comentário para o seu post sobre viagens, mas é melhor do que dizer q foi legal, né?

    Passei aqui p/ te parabenizar pelo trabalho no Viper, essa é a verdade… =) Engraçado vc falar da banda aqui como se fosse uma desconhecida.

    Beijo!

  39. Digo disse:

    Tonha vc pediu, vai mais uma, só desculpe uma coisa:

    Naty pra vc!

    Passei toda a noite sem dormir vendo sem espaço, a [figura dela,
    E vendo-a sempre de maneiras diferentes do que a [encontro a ela,
    Faço pensamentos com a recordação do que ela é quando [me fala,
    E em cada pensamento ela varia de acordo com a sua [semelhança,
    Amar é pensar.
    E eu quase que me esqueço de sentir só de pensar nela.
    Não sei bem o que quero mesmo dela, e eu penso [senão nela,

    Tenho uma grande distração animada,
    Quando desejo encontra-la,
    Quase que prefiro não a encontrar,
    Para não ter que a deixar depois,
    Não sei bem o que quero, nem quero saber o que quero [ Quero só,

    Pensar nela.
    Não peço nada a ninguém, nem a ela, senão pensar.

  40. Nathyzinha disse:

    Ow que bonitinho!!!! Mto lindo…parabéns!!! E obrigada pela “homenagem”!! rsrsrsrsrs…

  41. Tonha disse:

    Digo,

    Muitoooo lindo apesar de não ser pra mim, adoreiiiiiiiii!!! So me fala uma coisa de quem é???

    bjossss

  42. Digo disse:

    Tonha,

    Fernando Pessoa! Bjos.

  43. Gika disse:

    Gente…. o amor está no ar de novo…
    Digo…. vc esta apaixonado hein!!
    Nathy depois de toda essa declaração vc só responde obrigada?!! rsrsrs
    Bjs blogueiros

  44. Gika disse:

    Nathy… desculpa…. acabei de lembrar que vc tem namorado =/ bjs

  45. Lucia disse:

    Ai ai ai…minhas férias quase vencendo e leio um texto deste… ooo tempinho que não passa viu!

    hahahahaha

    Ah e Felipe, parabéns pelo trabalho!

  46. Nathyzinha disse:

    Sem problemas Gika, mas q foi bonitinho, foi!!!

    Bjs e até amanhã!!!!

  47. Gika disse:

    Nathy,

    Foi né…. rsrsrsrs
    Bjs até amanha

  48. Renata disse:

    ultimamente ando viajando só na maionese e nos blogs alheios! rs

  49. Digo disse:

    Ando tão atarefado e perco algumas conversas aí. Mas é interessante ser pego de surpresa.

    Estou precisando de férias. Como disse o Felipe em seu texto.

    Provavelmente amnhã não estarei por aqui.

    Abraços a todos!

  50. JACQUELINE RESTREPO disse:

    Yo creo que si uno viaja acompañado deber conocer bien a esa persona porque la puede pasar muy mal, aunque lo cierto es que el viaje a donde sea a París o a un pueblo lejano, lo hace uno

  51. Gika disse:

    Poxa gente o Digo não estara presente hj!!!! =( rs

  52. burro disse:

    uaiiiiiiiii

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *